no fim email desta semana

Historial

 

Desde a semana de 3/1/2011 que estamos a fazer entregas regulares todas as semanas, às 6ªs e sábados de manhã. As encomendas têm corrido bem e encaixado muito bem nas coisas que vamos tendo, até agora estamos acima das expectativas, as produções maiores estão para breve e ai poderemos fazer preços ainda melhores do agricultor para a sua mesa, que vão criar a diferença. É o que queremos. Obrigado a todas as familias.

 

4ª fª, 8/12, feriado e sábado 11/12, durante o dia e a partir das 8 horas, abrimos as portas da n/quintinha a amigos, freguesas e fregueses e pessoas que queriam simplesmente conhecer uma horta bio em  actividade. As hortas de inverno estão a ficar bonitas, além do tempo que tem estado de feição contámos com a ajuda preciosa do Frederico Cabral, fruto de um "trocal" com a Árvores e Madeiras Nobres de Portugal. Foram vistos camalhões com cebola, beterraba, espinafre, couve portuguesa, couve galega, couve flor, brócolos, couve chinesa, alfaces diversas, rucula, cebolinho e mais algumas ervas aromáticas, rábanos, rabanetes, nabiças e morangos e também  as searas maiores de fava, ervilha, alho, nabo, grelos e cebola. Todas as culturas são de ar livre e da época e assim que a "novidade" seja suficiente recomeçamos as entregas em Lisboa e arredores.

 

 

Bastava aparecer, sem avisar, estiveram cá cerca de 60 pessoas, a nossa quinta é na Cortesia, Assafora-Sintra, entre o Magoito e a Ericeira, junto à costa e à praia da Samarra, Rua 1º de Dezembro, 123. Telefones 219616068/933468212. Pode ver mapa em www.hortasdacortesia.com .

Tivemos  uma venda com saquinhos de caldo verde, de salada mix(alfaces diversas, rúcula, cebolinho, flores, salsa e espinafre) e de espinafre mais salsa, cebolinho, abobora-gila, hortelã, cidreira, erva-principe, louro, tudo da horta e laranjas, clementinas e tanjeras do amigo João Maló, de Ó-de-Louca, Silves, muito boas e colhidas nas vésperas,  batata e cebola.

A quem veio oferecemos cházinho quente de cidreira e bolachas

Dia 1 de Novembro, 2ª fª, feriado, às 8h30 da manhã, e com a lua favorável, fizémos uma oficina super-prática à volta das árvores fruteiras, mansas e silvestres. Temos na nossa quintinha cerca de 100 fruteiras, que precisam de uma forte regeneração e de um novo desenho, adaptado ao meio envolvente. Utilizamos o saber do Peter Bastian, amigo das árvores, nasceu prós lados da Holanda, é mais cidadão do mundo, já cá vive há muitos anos e ele sim, sabe da poda, aqui com propriedade. Temos uma casa de madeira, ampla e funcional para o efeito, rodeada da matéria-prima desta oficina, as árvores fruteiras, mansas e silvestres, como limoeiros, zambujeiros, figueiras, nespereiras, marmeleiros, pessegueiros, macieiras, pereiras, vides, oliveiras, nespereiras, romãzeiras, ameixeiras e outras. A ideia da oficina é aprendermos todos na prática, partilhando, e já que não vamos conseguir tratar de todo o pomar neste dia, ficarmos a saber como fazer, nós e quem mais queira continuar. Fizémos grupos de trabalho, após introdução à oficina, e cada grupo cuidou das suas árvores com o apoio do Peter. Eram 18 pessoas, além das da casa,  e teve almoço cá em casa, bio e local.  Aos que estiveram connosco neste dia enviámos a ementa, a demonstração das contas da oficina(10€ pessoa), a melhor maneira de cá chegar e possibilidades de transporte..

Divulgámos a TERRA SÃ, feira nacional de agricultura biológica, 9 e 10 Outubro de 2010,  na antiga Fil, na Junqueira, em Lisboa. Foi um bom recomeço da nossa feira.

Em Agosto de 2010 enviámos email a dizer que os Deuses estiveram de acordo, por um lado, muitas amoras, e por outro não, pouco calor, a nossa quinta é na costa entre a Ericeira e a Praia das Macãs, não tendo as amoras amadurecido a tempo e com o calor dos últimos dias, estão a secar, para apanhar um kg de amoras são precisas no minimo 3 horas, uma pessoa, apesar disto ainda entregámos uns quilinhos de amora.

 

Nas semanas de 7 e 14 de Junho de 2010 tivémos alface e cebola nossa, e para completar a oferta, tomate de sabor superior, do n/amigo e vizinho bio, Firmino, e muitas outras horticolas de produtores amigos e nacionais, enviámos o email correspondente, em Agosto faremos a Campanha da Amora Silvestre, e teremos mais algumas horticolas, informaremos. 

 

Terminámos em 21 de Maio de 2010 a campanha da fava, 1ª cultura de sequeiro do n/projecto

 A apanha decorreu de 19/4 a 21/5, e apanhámos e vendemos cerca de 2.000 kg de fava, assim como muitas ervas aromáticas, essencialmente a familias e entregues ao domicilio.

 

MAIL ENVIADO PARA MLIST NA SEMANA DE 17 DE DEZEMBRO 2012

 

 

 

 

 

 

www.hortasdacortesia.com

cortesia, assafora-sintra

 

Muito bons dias e uma bela semana  !!!  

Como novidade couve portuguesa , recordamos o nabo, o caldo verde, a abóbora menina,  o alho, a cidreira,  o aipo,  a couve mix, a salada mix, com muitas alfaces novas, a rucula, o doce de abóbora, as malaguetas e o piri-piri.  Somos mais uma opção às suas boas compras e esta semana, só esta, super baixamos o preço da abóbora à fatia com casca, ,90 cts kg, veja em baixo porquê. 

 

       Horticolas directamente do agricultor para a sua mesa, bios e sem intermediários, economia real, preços justos e coerentes, como funciona em baixo e mais tb sobre a sua horta.

Mudámos de email ?, a ver, para hortascortesia@sapo.pt , mantemos o hortasdacortesia@gmail.com .

A partir de agora as encomendas levantadas no mercado do campo pequeno, terão um desconto de 15 %, todos os sábados, das 9 às 14

 Receba-os em sua casa ou emprego, minímo 7 euros por entrega ou em alternativa o cabaz fixo da semana, de uma forma simples, sem complicações, entrega grátis, saiba como funciona, a seguir lista de preços.  Sexta feira estaremos em Sintra, Lisboa e arredores,  entregas em Cascais e arredores também sexta ao fim do dia.  Fazemos entregas noutros dias em função do que podemos e é preciso.  

Visite-nos todos os sábados, das 9 às 14, no mercado agrobio do Campo Pequeno, nos jardins exteriores da praça. Pode levantar lá a sua encomenda(15 % de desconto) e ainda ver e adquirir mais produtos biológicos dos outros  produtores que fazem este novo mercado bio em Lisboa, com pão, azeite, azeitonas, horticolas e frutas da época, muitas, ervas aromáticas e medicinais e muito mais. 

www.hortasdacortesia.com

 

cabaz da semana - 12,50

1 salada mix

1 couve mix

200 gr alho frances

300 gr fatia abobora

50 gr alho seco

1 molho rucula

300 gr cebola

1/2 kg batata

1 kg laranja

1 kg maçã

250 gr doce abóbora

culturas da n/horta,horticolas a verde :

 

 

  euros
salada mix, saco 1,50 várias alfaces, pré lavada, à folha, 100 gr. 
salada mix, saco 3,75 várias alfaces, pré lavada, à folha, 300 gr. 
caldo verde, 250 gr 1,75 
couve portuguesa, kg 2,10 médias 
couve galega, kg 2,80 
couve mix, 250 gr 1,20 várias couves diferentes, arranjadas, tipo juliana, para cozer, estufar, saltear ... 
nabo, kg 1,90  médios
abobora-menina, 250 gr 1,30 sem casca 
abobora-menina, kg   ,90 à fatia, com casca 
alho seco, kg 10,00 calibre médio e pequeno
doce de abobora, 250 gr 3,00  açucar bio h.carvalhoso e canela
azeite aromático, 200 ml 3,00  azeite bio, de alfandega da fé, malaguetas(5), alho e tomilho
piri-piri, 6 cl 1,00 oleo girassol bio, malaguetas(bué), alho
malaguetas, 50 gr 1,00
rucula, molho  ,90 
cidreira, molho 1,20 
aipo, molho   ,90 de folha
lucia lima, molho   ,90 sêco
louro, molho    ,75 
louro, cx  1,20  só folhas
eucalipto, molho    ,75 para vaporizações, afasta insectos, etc
plantas alface mix  1,00  5 alfaces para transplantar, temos mais plantinhas, se precisar pergunte sff
vasinho coentros    ,80 para manter no vasinho ou transplantar, 3 ou 4 plantas em cada
vasinho aipo    ,80 para manter no vasinho ou transplantar
vaso couve galega  1,75
vaso erva principe  5,00  só temos 2
vaso aloé vera 10,00 só temos 1
vaso gr calendula  2,20  plantas grandes e a florir
vaso barro alecrim  2,20 
alecrim  1,50 1 planta para transplantar
abóbora-menina  4,00 50 gramas, sementes cá de casa, temos mais sementes disponiveis, se precisar peça sff 
composto, 5 kg 7,50 para alimentar as suas plantas 
tangerina, kg 1,40 bio.laranja.de.odelouca, Silves
laranja, kg 1,40 bio.laranja.de.odelouca, Silves
alcagoitas, 180 gr 2,50 do António Rosa, aljezur, bio 
chás,misturas,especiarias quinta da parreirinha, Silves, se ainda não tem, peça sff a lista
azeite, 5 lts 28,00 biocoop, alfandega da fé
alface, kg  3,50 biocoop
banana Madeira, kg  3,25 biocoop
noz, kg  6,90 biocoop
cenoura, kg  1,75 biocoop
batata doce, kg  2,45 biocoop
ananás açores, kg  6,90 biocoop
cebola, kg 1,80 biocoop
batata, kg 1,20 biocoop
limão, kg 2,20 biocoop
kiwi, kg 2,40 biocoop
maçã golden, kg 2,20 biocoop
   

 

se precisar de algo mais da Biocoop, diga, e para que saiba incremento de 20% sobre pvp da loja(valores apresentados já incluem os 20%),  existe tudo o que possa imaginar, todas as horticolas e frutas são nacionais e o mais local possivel e se precisar de uma lista dos vegetais da biocoop, sff peça, pode haver alterações de preços pois a Biocoop pode n ter capacidade uma semana ou outra de enviar lista actualizada em tempo útil,  assim como n haver algumas coisas e haver outras

Como funciona ?

Encomenda minima 7 euros

Todos os domingos à noite, enviamos um email com o que temos. Veja o que precisa, responda ao e-email, hortasdacortesia@gmail.com ou telefone, 933468212/219616068 ,se puder até 4ª fª à noite, sff, e de uma forma simples combinamos a entrega para quando lhe der mais jeito.  A horta vai arrumada em cxs. reutilizadas, de forma a que seja fácil transportar do trabalho para casa, se fôr o caso, e o pgt pode ser em $, cheque, tb, mais tarde, etc, logo se vê como dá mais jeito, nas calmas.

Melhor forma para fazer a encomenda ?, responder ao email e ir apagando o que não precisa e escrevendo as quantidades no que quer e envia assim ou como lhe der mais jeito, se for uma primeira encomenda sff indique morada e  telefone, normalmente respondemos às encomendas por email, a 1ª vez na semana, à 3ª fª á noite

Dos amigos da Cortesia, saúde e até já

Miguel

Também pode e deve vir cá a casa, google maps:  http://maps.google.pt/maps?q=Hortas+da+Cortesia&hl=pt-PT&sll=38.898899,-9.417622&sspn=0.007966,0.013711&vpsrc=0&hq=Hortas+da+Cortesia&t=m&z=16 telefone para saber se estamos, veja + fotos actualizadas das hortas em: 

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.4867320728577.183410.1464066004&type=3  além deste album no facebook pode ver muitas outras fotos nos restantes albuns e alguns comentários às culturas.
 

 

 

Ideias e notas sobre a sua horta:
 
Precisamos muito de sacos, de todos os tipos, plásticos, papel, etc, se se lembrar agradecemos mesmo, queremos manter o não comprar sacos e embalagens
 
Baixámos novamente o preço da abóbora menina pois temos algumas q n estão de guardar e não queremos estragar, aproveite, congele, no mercado do cp, esta semana já havia a 1,95 o kg, tb à fatia.
 
Mudámos de email, agora  é  hortascortesia@sapo.pt 
 
Vamos começar a fazer a feira mensal de São João das Lampas, Sintra e a 4 kms de nossa casa,  primeiro domingo do mês, já no novo espaço da feira, qd fôr inaugurado
 
Há muitas coisas q gostariamos de partilhar sobre a horta e os seus trabalhos, dificuldades, facilidades, etc, etc, etc, vamos fazer um esforço para o conseguir pôr aqui, esta semana só dizer q a coisa em termos agricolas está a correr bem, planos culturais a serem cumpridos, muita novidade para breve, estamos a aproveitar todas as oportunidades q o tempo nos tem dado, a lua ajuda mesmo, a estufa está quase completamente toda fabricadinha ou a andar, a fava está linda e as restantes culturas da rua tb. Esta semana, na lua, vamos semear alho, desta vez utilizando uma técnica q já utilizámos há 2 anos e q correu muito bem na cama onde assim fizémos, semeamos o alho normalmente mas com mais densidade por cama e cobrimos com uma altura valente de caruma, tipo mais de 30 cms,  a unica operação cultural  a seguir a esta foi colher, 0 mondas ... Aconteceram muito mais coisas na terra, prá semana há mais, vamos semear mais e mais fava, para apostar tb na semente
 
   
Dizer que os cabazes e o mercado do cp ajudam muito a "gerir" a oferta, p.e. há culturas q não pomos na lista pois temos só um pouquinho e n dá para por no email pois depois n chegaria para as encªs e assim conseguimos vender na mesma, levando pró mercado e fazendo o mesmo com o cabaz, por exemplo esta semana temos feijão verde e alho francês só no cabaz.
 
 
Trabalho voluntário

Pode sempre vir quando quiser, é só combinar, há trabalho para poucas ou muitas horas, aderimos a uma organização que promove o trabalho voluntário em quintas biológicas,  www.wwoof.pt , precisamos de voluntários para ajudar, aprender e ensinar... , veja aqui a zona de acolhimento de voluntários, http://www.youtube.com/watch?v=s-JUdk-l49I&feature=player_embedded . Agora continuia cá o Max, da Holanda, mais 15 dias,  e hoje foi embora o Ramsey, dos states, esteve cá 2 semanas e teve uma aventura no mar da assafora, na praia de S Julião, no 1º dia do ano, tomou banho e a corrente levou-o, felizmente a mesma corrente devolveu-o à praia já sem sentidos, uff, já passou, 2 dias no hospital. Esta semana deve chegar mais um voluntário.

 Se n gostou de algo na sua última encomenda diga por favor que resolvemos, ok ? pode acontecer e n é por má onda, simplesmente é assim, pode acontecer por muitos motivos e obrigado

Gostávamos que a "construção" dos preços dos nossos primores fossem claros e passamos a tentar explicar. Como sabe o "mercado", está há muitos anos, feito num oito, isto é, especialmente no mercado convencional(hipers, - hipers, mercearias, mercados, etc, etc, etc onde se encontram produtos iguais a todo o tipo de preço, é extraordinário, pode encontrar no mesmo dia laranja convencional toda igual a ,50 cts, 1 €, 1,5 €, 2 €, e por ai, isto tb já se passa no "mercado" dos horticolas biológicos, a muito menor escala, mas passa. Então a construção do n/preço passa por beber de todos os lados, mas essencialmente, fazermos os n/próprios preços, tipo como fazermos uma espécie de "bolsa de bios, dos nossos produtos"", mt mal comparada, em função da quantidade que temos, do trabalho extra q deu a cultura, da qualidade, da época, etc, etc, etc. As familias que suportam as Hortas da Cortesia podem ficar a saber que os preços que praticamos são uma tentativa de termos um preço justo e coerente, para todos, em função de toda a exploração agricola, pois tudo está interligado, e que temos sempre produtos  tanto a um preço "mt bom"(p.e. abóbora menina a ,90 cts) e outras p.e. nabo, esta semana, a 1.90, a um preço menos "bom".  

últimas fotos da s/horta:
 
 
Tentamos todas as semanas apresentar caracteristicas e propriedades de legumes e vegetais que tenhamos na horta, esta semana o nabo    http://www.i-legumes.com/nabo_beneficios.html
 
Certificação em modo de produção biológica, www.sativa.pt , nº AB 1637UP, válida até 2/2013

Se tiver sementes de variedades antigas e locais e quiser partilhar diga, a melhor maneira de preservar sementes é semeando todos os anos, por vários motivos

Temos muitas novidades para breve, venha ver a horta qd quiser, gostávamos mesmo que viesse ... 

Continuamos sem utilizar produtos autorizados em AB, assim como produtos n autorizados, evidentemente, excepto enxofre, que temos utilizado em algumas plantas quando são jovens, composto que fazemos, e algumas técnicas há muito utilizadas em AB, permacultura e expª acumulada local

O programa q utilizamos de gestão mlists é gratuito e com falhas, groupmail, se por acaso n receber o email da semana até 2ª fª à tarde, e se precisar de algo sff avise, pois apesar de "confirmar-mos" envio, às vezes n vai na mesma, desde 3/1/2011 que todas as semanas enviamos um email com a venda, excepto na semana q estivémos fora, na Ingrina, de férias.

Este email, assim como o n/site, são muito simples e rudimentares, feitos nos intervalos da chuva, dos mercados, das entregas e da horta, se não gostar de alguma coisa não ligue, estamos na terra, com a terra, e é tudo, sem outras pretensões. Aceitamos todas as sugestões para modificarmos algo neste email semanal. Somos produtores familiares e não temos tempo, vontade nem onda para funcionar como o "mercado" dita mas sim para tratar com pessoas e plantas e o que houver mais

Acreditamos que pequenas quintas como a nossa podem fazer parte da solução ..., e que os principais problemas que vivemos começam exactamente pela agricultura, suas práticas e consequências.

Precisamos de sacos de plástico tipo supermercado, muito,  e cxs e caixinhas de plástico, frascos e frasquinhos, precisamos de utensilios de cozinha, tachos, panelas e outros,  roupa de adulto ou criança q já n use pode-nos dar, agradecemos e cestos e cestinhos q já não use ? para o mercado

Uma das caracteristicas da nossa horta é que as entregas são gratuitas e à vontade do freguês, quando e só quando queira, temos familias que encomendam às vezes com intervalos de meses, no passa nada, aliás é nesta onda, sem compromissos, sem horticolas definidas e fixas, com uma oferta semanal e escolhe o que quer, única condição, 7 € mínimo por entrega ou em alternativa o cabaz fixo da semana, sem registos e logins, na base da confiança e sem intermediários.

Quer ter uma hortinha nas hortas da cortesia ?, fale connosco, cada caso, um caso

Temos na sua quinta um espaço simpático onde pode montar uma tenda, tudo muito simples e rústico e com condições, e passar uns dias tranquilos e diferentes, saiba mais em www.cortesiaruralcamping.com . Temos no máximo 4 ou 5 pessoas de cada vez. Preço fixe.

Neste momento sabemos, o Homem, q a agricultura biológica industrial, "bem feita", é mais produtiva e rentavel que a agricultura convencional, só n avança à escala global por força da "economia" instalada. Nós, hortas da cortesia, fazemos uma agricultura minunciosa e mt artesanal, quase romantica, é apenas uma opção, e porque acreditamos neste tipo de exploração tb para o futuro da alimentação e para o n/futuro tb, como modo de subsistência.

Aqui, não para desmoralizar mas para acordar, algo q sentimos e sabemos há muito, e q nos traz dificuldades em lidar com muitos temas de uma forma "normal" no dia-a-dia, precisamente por o sabermos, mas veja:

http://www.youtube.com/watch?v=1ncbY3rSW1U&feature=youtu.be

Aqui uma bela guitarrada ?, alentejana 

http://vimeo.com/channels/musicaportuguesa/33979164

Se precisar de um presente giro e diferente, da economia real, veja os n/ninhos, feitos por nós e em madeira reutilizada, também entregamos à sexta, ninho de árvore preço especial, 18€, peça sff catálogo

  Se por acaso receber o n/email em duplicado pf avise que conseguimos alterar fácil e obrigado e tb dizer q é natural q o seu email vá pró spam ou lixo, basta dizer qd receber um email nosso q n quer q vá pró tal spam no seu próprio programa de email. Estamos a actualizar bd de emails, se deixar de receber o n/email semanal diga algo sff

Se não quiser receber os nossos emails, diga sff. Compreendemo-lo muito bem, na buinha, basta responder a este email e escrever "remover", também agradecemos